Vacinação contra gripe vai começar
Com a chegada do inverno aumentam e muito as doenças respiratórias. No mês de abril começa a campanha da vacinação contra a gripe H1N1, que será o ponto principal por parte da secretaria de Saúde da prefeitura de Brusque. Cerca de 25 mil doses de vacina serão distribuídas nas unidades de saúde do município.
Receberão a vacina contra a gripe crianças de seis meses até menos de dois anos de idade, gestantes, mulheres de quarentena, indígenas, idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, renal, hepática, neurológica, que sofram de diabetes, obesidade mórbida, índice de massa corporal com mais de 40, portadores do vírus HIV detentos prisionais e profissionais da saúde.
Crianças que tomaram uma ou duas doses da vacina em 2012 receberão uma única dose. As que serão imunizadas pela primeira vez terão de tomar duas doses, sendo a segunda aplicada 30 dias após a primeira.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, em relação ao ano passado, a quantidade de vacinas enviadas a Brusque em 2013 teve amento.
Sobre a proibição das farmácias de comercializarem e aplicarem a vacina, a secretária da Saúde, Maria Aparecida Morelli Belli, explica que a ação ainda continua proibida.
Ela destaca, ainda, que a aplicação da vacina não pode ser aplicada em qualquer lugar e, sim, em um ambiente que atenda todas as determinações do ministério da Saúde.
Segundo a secretária, na semana da campanha a fiscalização por parte da vigilância sanitária e epidemiológica será intensificada.
Cida Belli lembra, também, a todos os pais que fiquem atentos para não esquecerem de levar seus filhos para a aplicação das doses .
Com colaboração de Adilson Cardoso